Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Capoeira

 É uma miscegenação de luta, dança, ritmo, corpo e mente.
 A Capoeira surgiu na época da escravidão e a tradição nos mostra que é genuinamente brasileira, pois existem lutas na África, mas nenhuma semelhante à nossa. Antigamente, a capoeira era relacionada à malandragem e religiões. Era considerada uma forma de luta disfarçada em dança e ritual, onde associavam a luta às músicas e ritmos de candomblé, religião dos negros escravos. 
A Capoeira pode ser dividida em duas linhas: Angola e Regional.
A Capoeira de Angola é a capoeira mais antiga, clássica, tendo sido criada pelo Mestre Pastinha. É jogada num ritmo mais lento. Os negros treinavam a luta em segredo nas senzalas, fingindo ser esta uma dança executada ao som do berimbau. Os golpes praticados durante a luta imitam os movimentos dos animais.
A Capoeira Regional foi criada pelo Mestre Bimba, entre as décadas de 30 e 40, é a luta que mistura os golpes da capoeira de angola com os golpes de lutas regionais ao som do batuque. Para esta modalidade, o Mestre Bimba criou um código de ética e instituiu o uniforme branco. A graduação consiste na troca de cordões que têm a cor da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco.
A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística (mistura de luta e dança) que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Depois de sofrer duras perseguições, chega ao Brasil, na primeira metade do nosso século, sob a forma de Capoeira Angola. É a partir desta forma inicial que o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo Brasil, chegando até outros países.


Beijo grande,
Praieira - Capoeirista desde pequena


Fonte:
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_05.htm
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/capoeira.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário